O iodo é um micromineral (elemento ultratraço) pois só precisamos ingerir 150 microgramas por dia.
Algumas de suas fontes são Frutos do mar e o sal de cozinha.
Obs: Antigamente as pessoas do interior eram prováveis de terem problema com iodo pois não tinham acesso a frutos do mar e o sal ainda não era iodado.
FUNÇÃO: É utilizado na produção de Hormônios da tireoide que controlam o metabolismo basal.
Obs: Metabolismo basal é a utilização de carboidratos e lipídios (gordura).
A tireoide produz principalmente dois Hormônios: T³ (Triodotironina) e T⁴ (Tiroxina) os quais são responsáveis por controlar o metabolismo basal.
Obs: Quando os Hormônios aumentam o metabolismo basal, nosso organismo libera calor. Logo, podemos concluir que esses Hormônios também podem atuar na regulamentação da temperatura.
Existe uma glândula endócrina chamada Hipófise a qual libera o TSH que é o hormônio que estimula a tireoide através de seus receptores a produzir o T³ e T⁴.
Características: Calor, alto metabolismo, sudorese, menos massa corporal e menos peso.
Ela é uma doença autoimune, ou seja, o próprio corpo cria anticorpos contra as células do corpo.
No Hipertireoidismo os anticorpos se ligam aos receptores da tireoide gerando um estímulo constante da produção de T³ e T⁴ porém, quando há um excesso de T³ e T⁴ a Hipófise é inibida de produzir o TSH.
Consequência: A tireóide aumenta formando o bócio exoftálmico.
Também é uma doença autoimune porém neste caso os anticorpos promovem a morte celular das células da tireoide assim diminuindo a liberação de T³ e T⁴.