Essa é a revolução que vai fazer a Rússia virar a União Soviética, fazendo ela sair da Tríplice Entente e da Primeira Guerra Mundial.
Até então, a Rússia era mais parecida com uma monarquia absolutista do que com um Estado liberal do século XX, com o Czar.
Quanto à sua economia, era baseada na agricultura e extração de matéria-prima, com indústria nascente.
A sociedade tinha uma elite aristocrática, uma burguesia ainda em desenvolvimento e a maioria da população pobre e camponesa.
A Rússia, portanto, apesar de ter um número populacional alto, ainda era atrasada, não sendo uma potência significativa, mas jogada na 1ª G.M.
Também haviam muitos relatos toda vez que a Rússia perdia uma guerra, de que o povo se revoltava por conta de crises com trabalhadores mais urbanos e camponeses.
É justamente nos eventos de miséria quando a Rússia entra na 1ª Guerra Mundial...
Apesar dos contrariadores, o Czar decide entrar em uma disputa imperialista contra o Japão por uma área da Ásia.
Então os pobres trabalhadores, que sofriam com esse tipo de decisão, se reuniram em frente ao Palácio de Inverno de São Petersburgo com uma carta de direitos para o Czar.
Ao chegar no Palácio, alguns soldados do Czar abriram fogo contra os manifestantes, matando e ferindo muitos. Esse acontecimento ficou conhecido como o Domingo Sangrento.
No fim, o Ensaio Geral acaba em 1905, e depois a Revolução Russa se concretizou em 1917, no contexto da 1ª Guerra Mundial.
Em 1914, a Rússia entra na Primeira Guerra Mundial.
A população vive em péssimas condições. Os homens vão para a guerra, enquanto mulheres e crianças morrem de fome, pois a comida está sendo enviada toda para o front.
O Czar culpa os generais de batalha pelas derrotas e demite os líderes militares.
A Duma se opõe ao Czar e, junto com a população, força sua renúncia. O poder passa então ao Governo Provisório Menchevique.
O governo provisório perde apoio por não resolver problemas como a fome, guerra e reformas agrárias.
Enquanto isso, os sovietes (conselhos populares) crescem em apoio, com destaque para os bolcheviques liderados por Lênin.
As Teses de Abril de Lênin foram reivindicações que este fez em protestos pelas ruas no mês de Abril:
O governo provisório menchevique perde apoio popular. Lênin proclama: "Todo poder aos sovietes", sugerindo que o governo provisório fosse substituído por um governo soviete, sendo o prórpio Lênin seu líder principal.
Então começa a Revolução de Outubro:
Então os Bolchevique e os sovietes assumem o poder nessa revolução que também foi chamada de Revolução Vermelha
Medidas tomadas pelo novo governo:
Logo após, inicia-se a Guerra Civil (1918–1921), entre:
Foi um conjunto de medidas tomadas pelo governo soviete em reação à recém Guerra Civil, que fazem os camponeses virarem apoiadores, em sua maioria, do exército branco:
Ganha então o exército vermelho e estabelece-se o regime de partido único (Partido Comunista).
Nessa época a Rússia viveu mais uma nacionalização de empresas e bancos, fim da propriedade fundiária privada e infraestrutura detonada pela guerra.
Foi uma série de medidas tomadas pelo governo na tentativa de reavivar a economia do país.
Mas três setores continuam sob controle do Estado:
Criação da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Com a morte de Lênin, surge uma disputa entre Trótski e Stálin.
Trótski era o braço direito de Lênin e comandante do Exército Vermelho. Defendia a expansão do socialismo para outros países.
Stálin era secretário do partido. Defendia consolidar o socialismo dentro da URSS primeiro.
Trótski é derrotado por Stálin, que assume o poder e instala uma ditadura.