Colonização da América Espanhola
Antecedentes: formação do Estado Nacional da Espanha
- Guerra de Reconquista (séc X-XV; Península Ibérica) ("Cruzada")
- Formação dos Reinos Católicos (Castela; Navarra; Leão; Aragão) ("Feudal")
- Casamento dos Reis Católicos (Isabel de Castela e Fernando de Aragão) ("Acordo Político que unifica os 4 Reinos")
- 1492: Conquista de Granada (União Cultural). Essa união promoveu uma união tão forte que Navarra e Leão decidem se unir a eles. Aumenta:
- Inquisição Espanhola
- Tribunal do Santo Ofício
- Início da Conquista da América
- Intolerância Religiosa:
- A Religião (unificação entre a Coroa e a Igreja)
- Unificação dos Reis + povo contra judeus, islãs e indígenas.
A Conquista
a) Região das Antilhas (Am. Central)
OBS: As Antilhas nessa época era composta por um território bem fragmentado com ilhas, tinha uma densidade populacional baixa e havia muito ouro.
- Invasão e extermínio
- Saque do ouro
- Introdução de plantation:
- latifúndio
- monocultura (foco na exportação de um produto)
- exportação
- mão de obra escrava (Tráfico negreiro)
- Havia um foco em fazer bases militares nesse território para se concentrarem ali, e mais tarde terem um objetivo de invadir o resto das américas
b) Civilizações Pré colombianas
- Indo mais para áreas continentais, os espanhóis encontraram grandes civilizações com grande população, grande capacidade defensiva, uma organização e capacidade de produção muito boa.
- Astecas (México) x Cortez
- Incas (Peru) x Pizarro
- Espanhóis com direitos de conquista ("adelantados"), dados por reis.
Como tão poucos (Cortez e Pizarro tinham exércitos pequenos) conquistaram tantos?
- Inferioridade bélica (com arcabuzes, espadas e armaduras que prevalecem nas batalhas)
- Impacto biológico (os indígenas não tinham anticorpos para doenças trazidas da Europa, enquanto os espanhóis já tinham tido contato com povos diversos nos portos comerciais).
- Aliança com povos inimigos dos indígenas (que guiaram os espanhóis pelo território)
- Medo religioso (os incas e astecas achavam que os espanhóis eram seres divinos; por isso se rendiam ou fugiam).
Pós-Conquista
- Metalismo (Revolução dos preços = inflação), devido a enorme importação de ouro.
- Fragmentação em vice-reinos
- Exclusivo comercial (pacto colonial)
Exploração da mão de obra
- I) Escravidão africana (Antilhas)
- II) Mita (Repartimento) -> é um trabalho sortido, temporário e na maior parte das vezes na mineração. O trabalho gerava pagamento dos espanhóis para a tribo desfalcada, com um pagamento irrisório (muito baixo). Também havia altas taxas de mortalidade.
- Tanto a mita quanto a encomienda não são trabalhos escravos, nem comparados à escravidão, porque nessa o escravo era tratado como produto e propriedade do senhorio. É mais uma servidão ou trabalho compulsório que aconteciam nas áreas continentais.
- III) Encomienda -> é pra toda a comunidade, por tempo ilimitado; é pra qualquer atividade; havia pagamento de moradia, alimentação e de educação cristã; menor taxa de mortalidade, mas havia a perda daquela cultura local de tributo (numa sobreposição de culturas).
Sociedade colonial
- ELITE
- CHAPETONES (Espanhóis que nasceram na Espanha; tinham grandes cargos)
- CRIOLLOS (Espanhóis nascidos nas Américas; ocupavam menores cargos políticos)
- INDÍGENAS, MESTIÇOS
- ESCRAVIDÃO AFRICANA
OBS:
- Conselho das Índias (Vice Rei e cargos de fiscalização / chapetones)
- Cabildos (Câmara Municipal / criollos)
Voltar à página geral