Colonização da América Espanhola

ANTECEDENTES

Em 1464, os 2 reinos mais fortes entre os 4 reinos vizinhos se uniram após o rei e rainha deles se casarem. Para evitarem guerras (não queriam ser invadidos pelo reino incrivelmente forte que tinha sido criado), os 2 outros reinos resolveram se unir a ele também.

Em 1942, se consolidou a unificação, com o Rei unindo o povo (que antes eram de reinos diferentes) para combater inimigos em nome de Deus (uniu eles em um objetivo comum).

Assim, eles conquistaram granada (contra o islã), criaram o tribunal da santa inquisição (para investigar, punir e julgar crimes contra a fé católica) e conquistaram a América, catequizando os indígenas de lá também.

A Conquista da América

Na América, conquistam as antilhas (que ficam na américa central). São ilhas com pouca população e bastante ouro. Eles invadem e exterminam os povos originários de lá. Criam bases militares e introduzem o plantation.

Cortez e Pizarro recebem o adelantado do rei, e vão para lá também. Cortez chega na América e inicia uma batalha contra os astecas, já Pizarro, inicia uma contra os incas.

OBS: adelantado é dado pelo rei e te dá o direito de ir explorar o local (no caso a América) como bem entender.

O rei não paga nada, quem arca com os custos é o próprio explorador que ganhou o adelantado.

Para o rei, os benefícios de conceder o adelantado são a conquista de novos territórios de forma gratuita, e a geração de impostos que passarão a vir desse novo território.

Para quem recebeu o adelantado (Cartez e Pizarro), os benefícios são a conquista das melhores terras de lá e maior quantidade de ouro e prata, já que eles seriam os primeiros a explorarem lá. É um investimento.

Como tão pouca gente conquistou tantos povos e território?

Por ser tudo pago pelos próprios exploradores, eles não tinham condições de pagar um exército inteiro, então, os motivos foram por:

  1. Superioridade bélica.
  2. Impacto biológico (eles chegaram com doenças que os povos originários não eram imunes contra).
  3. Alianças com povos nativos.
  4. Medo religioso (os povos originários muitas vezes achavam que eles eram deuses, por virem do nada, do meio do mar com tecnologias como grandes navios, armas e armaduras que nunca tinham visto antes, então, alguns acabavam se rendendo).
Pós-conquista A exploração da mão de obra indígena
  1. Mita: Acontecia um sorteio dentro de uma comunidade de indígenas, os sorteados eram obrigados a trabalhar para os espanhóis por algum tempo. Geralmente os sorteados trabalhavam na mineração de ouro e prata, e, a comunidade do sorteado recebia um pagamento irrisório (muito baixo). A taxa de mortalidade era alta pelas péssimas condições de trabalho, como jornadas muito longas de trabalho, ambiente tóxico nas cavernas por exemplo e baixa alimentação.
  2. Encomienda: Na encomienda, a comunidade inteira era explorada por tempo indeterminado, podendo ser em qualquer atividade. O pagamento era em forma de moradia e educação cristã. Tinha menores taxas de mortalidade, mas ocorria a morte da cultura local, já que eles não rezavam mais para seus deuses por exemplo, eles rezavam pelo deus cristão.

Mita e encomienda não são considerados uma forma de escravidão, já que os trabalhadores não eram reduzidos a objeto (não podiam ser vendidos ou comprados)

Chapetones e criollos

Chapetones: espanhóis que nasceram na Espanha. Ocupavam os cargos políticos mais elevados.

Criollos: também espanhóis, mas nasceram na América, também podiam ocupar cargos políticos, mas mais baixos.

Os 2 formavam a elite colonial

Voltar à página geral