Em 1464, os 2 reinos mais fortes entre os 4 reinos vizinhos se uniram após o rei e rainha deles se casarem. Para evitarem guerras (não queriam ser invadidos pelo reino incrivelmente forte que tinha sido criado), os 2 outros reinos resolveram se unir a ele também.
Em 1942, se consolidou a unificação, com o Rei unindo o povo (que antes eram de reinos diferentes) para combater inimigos em nome de Deus (uniu eles em um objetivo comum).
Assim, eles conquistaram granada (contra o islã), criaram o tribunal da santa inquisição (para investigar, punir e julgar crimes contra a fé católica) e conquistaram a América, catequizando os indígenas de lá também.
A Conquista da AméricaNa América, conquistam as antilhas (que ficam na américa central). São ilhas com pouca população e bastante ouro. Eles invadem e exterminam os povos originários de lá. Criam bases militares e introduzem o plantation.
Cortez e Pizarro recebem o adelantado do rei, e vão para lá também. Cortez chega na América e inicia uma batalha contra os astecas, já Pizarro, inicia uma contra os incas.
OBS: adelantado é dado pelo rei e te dá o direito de ir explorar o local (no caso a América) como bem entender.
O rei não paga nada, quem arca com os custos é o próprio explorador que ganhou o adelantado.
Para o rei, os benefícios de conceder o adelantado são a conquista de novos territórios de forma gratuita, e a geração de impostos que passarão a vir desse novo território.
Para quem recebeu o adelantado (Cartez e Pizarro), os benefícios são a conquista das melhores terras de lá e maior quantidade de ouro e prata, já que eles seriam os primeiros a explorarem lá. É um investimento.
Como tão pouca gente conquistou tantos povos e território?Por ser tudo pago pelos próprios exploradores, eles não tinham condições de pagar um exército inteiro, então, os motivos foram por:
Mita e encomienda não são considerados uma forma de escravidão, já que os trabalhadores não eram reduzidos a objeto (não podiam ser vendidos ou comprados)
Chapetones: espanhóis que nasceram na Espanha. Ocupavam os cargos políticos mais elevados.
Criollos: também espanhóis, mas nasceram na América, também podiam ocupar cargos políticos, mas mais baixos.
Os 2 formavam a elite colonial